Games Reviews

Review | Starfield

Starfield é um jogo que divide opiniões. O jogo atiçou a comunidade esse mês e não só apenas por ser um jogão, mas por ser o primeiro jogo da Bethesda desde de que foi adquirida pela Microsoft. Ele é o primeiro exclusivo “diferente” de peso do Xbox em anos!

Enredo de Starfield

O game é mais um novo sucesso da Bethesda que explora o mundo aberto agora em temática futurista e interplanetária. Starfield foi primeiramente anunciado em 2018 e foi lançado só agora em 2023 totalizando 5 anos desde o seu anuncio até o lançamento

Starfield se passa em 2320 em uma região da Via Láctea chamada de “Sistemas Colonizados” que são cerca de 100 planetas parcialmente colonizados pelos humanos. Seu personagem é um explorador das galáxias, você faz parte do grupo espacial chamado “Constelação” e seu objetivo é encontrar artefatos e descobrir mistérios escondidos pelas galáxias. Tudo isso em meio de batalhas e guerras entre facções interplanetárias que buscam sempre ganhar mais espaço dentre os planetas colonizados.

Gameplay de Starfield

Starfield é um Elder Scrolls versão NASA-Punk. Basicamente a mesma gameplay que vemos em Elder Scrolls e em Fallout se repete em Starfield, é a fórmula da Bethesda de fazer RPG, e isso não tem problema nenhum.

Os comandos são básicos. Podemos pular, agachar, atirar, empurrar, correr, escalar, utilizar poderes especiais e conversar com NPCs, podemos utilizar uma mochila propulsora para pular mais alto e planar também entretanto as ações são limitadas  pelo seu fôlego.

Exploração

Aqui mora o grande destaque do game, em Starfield existem cerca de 1000 planeta exploráveis onde 100 deles tem vida, isso significa que você tem cerca de 900 planetas para explorar sozinho, construir sua base e coloniza-lo, utilizando esse planeta como fonte de recursos.

Starfield é um jogo exploratório que lembra muito o que o No Man’s Sky tentou fazer porém sem sucesso. Logo uma das grandes aventuras de Starfield é sair por aí explorando planetas habitáveis e inabitáveis. Colonizar planetas inabitados e formar aos poucos um grande império é um dos objetivos do jogo.

Naves e navegação

Não tem como falar de um jogo espacial que quer ser revolucionário e ter um sistema pobre de naves. Outro grande ponto positivo de destaque de Starfield são as naves. O game têm uma enorme variedade de naves e se contar com a personalização que podemos fazer nelas, a criação de uma nova nave só é limitada pela sua criatividade se tornando algo com possibilidades infinitas.

Porém a navegação deixa um pouco a desejar. Quando falamos em um jogo espacial logo lembramos das batalhas galácticas de Star Wars entretanto o que vemos aqui é algo bem subdesenvolvido. Não existe a opção de viajar de um planeta a outro de forma manual, tudo é por fast travel e as batalhas espaciais são basicamente a mesma coisa sempre.

O resumo das navegações é o seguinte, você seleciona o planeta que quer ir, faz um salto gravitacional, orbita o planeta, destrói algumas naves piratas ao redor e pousa. Você pode equilibrar a energia da sua nave em Lasers, canhões balísticos, misseis, escudo, velocidade e Grav (que significa que você pode escapar com salto).

Alternar entre os “motores” da nave no começo é legal, mas depois de alguns combates se torna algo repetitivo. No fim você só quer terminar a missão de forma mais rápida possível deixando as batalhas aéreas para quando for necessário para completar a missão.

Companheiros

Quem conhece a Bethesda sabe, companheiros são algo que marcam o jogo, eles são peças fundamentais para sua gameplay. Você pode desbloquear diálogos e saber mais do background de cada um, que deixa a obra um pouco mais profunda, mas a verdade é que só temos companheiros para carregar peso para nós.

O principal deles é Vasco, um robô de inteligência artificial chamado Vasco. Ele te acompanha desde o início e uma grande mão na roda durante as batalhas, além de te trazer várias informações relevantes sobre o enredo do jogo, ele desempenhará papel fundamental ao longo de sua jornada então trate-o bem.

O que achamos de Starfield?

Por fim, Starfield prometeu muito e entregou muita coisa. O jogo te entrega tudo e você tem milhares de possibilidades no game entretanto terá que aprender tudo sozinho, o jogo não te dá nenhum tutorial de mão beijada ou não mostra o caminho de como deixar as coisas mais fáceis. Basicamente você tem uma missão, qual caminho você seguirá para chegar até seu objetivo é escolha absolutamente sua.

O jogo também não é muito intuitivo e demanda tempo até você entender todas as mecânica, até você entender como funciona tudo ele demora para engrenar então não é um jogo para todo mundo e exige paciência no começo. Porém se você der tempo ao jogo ele se tornará um dos mais fantásticos que você já jogou.

Nota: 9/10

Gostou da matéria?

Então veja também:

Aproveite para nos acompanhar não apenas no Instagram e no Twitter  como também no TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *