Reviews

Review | Pokémon Scarlet e Violet

Pokémon Scarlet e Violet são os primeiros jogos da franquia Pokémon 100% em mundo aberto. A nona geração da franquia ocorre no continente de Paldea 

Enredo de Pokémon Scarlet e Violet

Primeiramente essa é a nona geração da franquia se passa na região de Paldea, que é afetada por um fenomeno chamado Terastal. Esse fenômeno muda o tipo de alguns pokémons criando as novas raids, que no jogo anterior eram Pokémons na forma Dynamax, agora são na forma Tera.

Dito isso, em Scarlet e Violet temos 3 novos bichinhos iniciais, Sprigatito (grama), Fuecoco (fogo) e Quaxly (água). Diferente dos outros jogos, aqui você já ganha seu lendário de capa Koraidon ou Miraidon no início do jogo mas calma, ele não pode batalhar por hora pois está enfraquecido então ele serve apenas para te ajudar a se locomover melhor no mundo aberto. Você vai entender melhor mais pra frente.

Pokémon Scarlet e Violet: Os 3 iniciais

As 3 quests principais de Pokémon Scarlet e Violet:

Victory Road

Pokémon Scarlet e Violet Victory Road

Primeiramente temos a quest principal mais comum de todos os jogos e sem mistérios. Aqui você precisa coletar 8 insígnias, enfrentar seu rival diversas vezes e no final vencer a Elite 4.

Antes de cada ginásio você precisa fazer um teste para te tornar apto a enfrentar o líder, os testes são fáceis e intuitivos porém bem chatos.

Path os Legends

Pokémon Scarlet e Violet Path of Legends

Em segundo lugar temos a quest mais divertida de se fazer, aqui você ajuda Arven a encontrar 5 pokémons titans espalhados pelo mapa, são pokémons normais que comeram uma erva mística e agora estão gigantes o que abala o ecossistema.

Lembra que você está com seu lendário e ele te ajuda a se locomover? Cada titan que você derrota te libera uma nova habilidade no seu lendário, habilitando corrida, nado, voo, pulo mais alto e escalada.

Aconselho a acompanhar essa história pois ela é bem bonita, Arven tenta salvar seu Pokémon que está muito doente coletando as ervas que “dropam” de cada titan.

Operation Starfall

Pokémon Scarlet e Violet Operação Starfall

Em terceiro lugar temos a Equipe Star, que é a Equipe Rocket do jogo, eles foram a operação Starfall, existem 5 bases militares dessa equipe espalhadas pelo mapa, cada base é de um tipo específico e funciona parecido com os ginásios, derrote cada uma delas para habilitar a luta contra o chefão deles no final.

Ponto curioso nessa questline é que eles usam um Pokémon chamado Revavroom, que se transforma em um carro e serve como chefe final de cada uma das bases, cada um tem um tipo.

Gameplay de Pokémon Scarlet e Violet

O Gameplay da franquia já é mais do que conhecido e dispensa introduções o que vamos nos ater aqui é falar sobre a movimentação do mundo aberto e das batalhas em Tera Raids.

Tera Raids

Tera Raids

As Tera Raids substituem as Dynamax Raids, como já dito acima, os Pokémons que aparecem aqui tem o seu tipo mudado, por exemplo um Charmander do tipo água, ele continua sendo do tipo fogo mas quando assume a forma Tera ele vira do tipo água, o que faz o jogador quebrar mais a cabeça na hora de escolher o monstrinho para combate-lo.

As Raids ainda são o melhor jeito de evoluir seu Pokémon, ao final de cada uma você recebe uma boa quantidade de experiencia para distribuir como quiser na sua equipe, o que torna o seu level up muito mais fácil e prático.

Mundo Aberto

Koraidon voando

Aqui que o bicho pega. Muitas pessoas reclamaram do mundo aberto em Scarlet e Violet e da imensidão de bugs que o jogo apresentava e é tudo verdade. Durante minhas 23h de gameplay nenhum bug foi muito severo e o jogo crashou 3 vezes entretanto falhas de renderização e quedas de pixel são frequentes, o jogo da aquela travadinha diversas vezes e é muito mal otimizado.

Textos e mais textos sem nenhuma fala

Eu sei que é típico da franquia não colocar fala de som nos personagens, apenas textos, mas a medida que as aventuras vão ficando mais complexas as histórias vão ganhando mais corpo e ficam só nas caixas de texto o que deixa o jogo maçante, é inevitável ficar apertando “A” esperando aquele monte de texto passar sem prestar atenção em nada. Adicionar diálogos falados acrescentariam muito na história que o game quer contar.

Sem Dublagem e sem tradução

Ano vem e ano vai e uma coisa é certa, mais um Pokémon sem estar PT-BR. Da uma dorzinha no coração a Big N não ligar para dublar ou traduzir seus jogos em Português. Bola fora da Nintendo

Depois de Zerar – Área Zero

Area Zero

Depois que você acaba com as 3 quests principais, você libera uma nova quest, desbravar a Área Zero. Essa área que é onde pesquisas foram feitas com Pokémons do passado e está repleta de Pokémon na sua forma primordial, bem fortes. Nessa quest você libera todos os poderes de batalha do seu lendário.

O que achamos de Pokémon Scarlet e Violet?

Por fim, como grande fã da franquia eu me sinto muito feliz em jogar um novo jogo de Pokémon entretanto olhando com olhares mais críticos eu fico muito triste em ver que a franquia inova a passos muito lentos. A criatividade para criar novos monstrinhos não acompanha as inovações nos games.

As 3.7 toneladas de diálogos sem uma fala começam a incomodar. O mundo aberto cheio de falhas técnicas passam batido para o fã que só quer completar suas aventuras. O aspecto competitivo do game ganhou um grande braço com a introdução dos Tera Pokémon.

Pokémon sempre entrega o que promete, muita diversão e horas de gameplay para o fã casual e para o fã mais crítico. Se você olhar o jogo apenas como mais um Pokémon ficará satisfeito e até mesmo feliz pela franquia introduzir o mundo aberto. Porém se olhar com olhares mais críticos, verá um Pokémon que faz questão de fugir muito pouco de sua zona de conforto.

NOTA: 8/10

Gostou da matéria?

Então veja também:

Aproveite para nos acompanhar não apenas no Instagram e no Twitter  como também no TikTok

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *