Reviews

Review | Gestalt: Steam & Cinder

Gestalt: Steam & Cinder, um RPG de ação/metroidvania com ênfase no combate desenvolvido pela Metamorphosis. Com inspiração nos clássicos das eras 16 e 32 bits e temática steampunk, que chegou ao Steam dia 21 de maio com ótima recepção e mais de 480 reviews, 82% positivas.

Gestalt: Steam & Cinder é um jogo de gênero Metroidvania, esse estilo é consagrado por títulos como a série Metroid, Castlevania e mais recentemente, Hollow Knight. O jogo também é de temática steampunk, essa é uma temática que lembra a revolução industrial inglesa onde o clima industrial de vapor e fumaça marcam presença constante, jogos famosos nessa temática são BioShock e Dishonored

História de Gestalt: Steam & Cinder

O universo do jogo se passa 200 anos após uma briga entre humanos e demônios oriundos do Abismo, nesta batalha os humanos bebem dos poder dos demônios para poder enfrenta-los em pé de igualdade porém acabam sucumbindo a esse poder tornando-se uma ameaça aos próprios humanos, o nome desse grupo é Akhaianos e eles são os antagonistas do jogo.

Depois de muita briga a sociedade ergueu uma cidade chamada Canaan sobre o vapor a manteve salva dos demônios porém os conflitos, principalmente guerras frias, continuavam fora da cidade em uma espécie de Attack on Titans. E após 200 anos de “paz” que o jogo realmente começa.

A protagonista se chama Aletheia, uma mercenária que trabalha para Canaan que tem sua vida virada do avesso a medida que a trama vai se desenvolvendo e ela se vê no meio do conflito entre os humanos e os Akhaianos.

Aletheia protagonista de Gestalt: Steam & Cinder

A trama parece muito boa, original e a medida que ela vai evoluindo nos deparamos por conflitos não são bélicos como políticos e assim vamos entendendo o mundo em que o jogo se passa, entretanto o jogo falha miseravelmente em apresentar essa trama para você uma vez que os diálogos são excessivos e em momentos inoportunos quebrando a expectativa e adrenalina do jogo diversas vezes. Isso acaba acarretando em uma difícil harmonia entre o jogador e a protagonista. Quando o jogador não se liga ao protagonista ele não está nem aí para ele, dura verdade.

Gameplay de Gestalt: Steam & Cinder

É aqui que Gestalt: Steam & Cinder se destaca. Por ser um jogo metroidvania a jogabilidade se assemelha à seus irmão, o game é baseado em saltos, exploração e combates em 2D.

Por ser um RPG, Aletheia começa com equipamentos e movimentos bem básicos que vai melhorando mediante a exploração do mapa e a incansável coleção de itens mais fortes. O sistema de árvore de habilidades dá à ela uma gama variada de golpes e combos que vamos liberando ao longo da jornada à tornando uma protagonista bem forte e gostosa de se jogar com. Os combos são extremamente fluidos e fáceis de dominar.

Ela começa com uma espada e uma arma de tiro, nos dando opções de combate à distância e à curta distância e mais uma vez, são belos e fluidos. Os tiros com a arma consomem nossa mana então devemos usa-los com sabedoria e cabe a nossa criatividade introduzi-los no meio dos combos.

Chefes e inimigos

Onde mora o maior desafio dos jogos. Os chefes são bem feitos, detalhados e bonitos, com uma boa gama de ataques. Alguns deles serão um bom desafio para o jogador.Bosses de Gestalt: Steam & Cinder

Embora tenhamos muitas opções de combos e ataques, preferir utilizar o mesmo que dá certo sempre ou inovar vai ser o grande diferencial aqui. Por não se se tratar de um jogo muito difícil é fácil cairmos na mesmice de utilizar os mesmos ataques sempre tornando as batalhas monótonas. Poucos chefes exigem um pouco mais de criatividade e habilidade do jogador.

Ambientação fantástica

Outro destaque positivo é a ambientação, o jogo te “obrigada” a explorar para conseguir itens extras e equipamentos mais fortes e essa exploração é de tirar o fôlego, cenários caprichados e detalhados, portas secretas e que sempre te recompensam. A equipe de arte trabalhou bem aqui, são desde mapas muito “quentes” como mapas muito “frios” mas sempre respeitando a lore do jogo e o contexto. mas não é dos cenários mais brilhantes dentro do gênero.

Já a ambientação do jogo é a grande estrela do jogo ao lado do combate. Com uma belíssima direção de arte feita em pixel art, Gestalt é rico em detalhes, dos ambientes aos inimigos, com localidades bastante distintas entre si, mas ainda assim coesas e realmente pensadas conforme a narrativa. De fornalhas a cidades prósperas e cenários desolados, cada uma das localidades do jogo rende imagens belíssimas e dignas de capturas de tela

As músicas na maioria das vezes ajudam na ambientação mas em alguns cenários são fora do tom. Não são o destaque mas também estão longe de incomodar, pode-se dizer que a escolha foi boa.

Assista ao trailer de Gestalt: Steam & Cinder:

O que achamos de Gestalt: Steam & Cinder?

Para os fãs do gênero, Gestalt: Steam & Cinder vai entregar uma das gameplays mais fluídas que já vi, ainda mais falando de um indie. A árvore de habilidades nos dão uma gama de ataques e combos muito grandes cabe a você deixar o jogo enjoativo ou não.

O enredo é bom no entanto apresentado de forma chata. Caso tenha paciência ele pode ser bastante imersivo mas certamente você vai se divertir bastante na gameplay do jogo. É um título bem chamativo para os fãs do gênero e da temática steampunk

Por fim, aos não são familiarizados com o gênero Metroidvania, sugiro aguardar uma boa promoção na Steam. Atualmente o jogo custa R$ 60 e por 8 horas de gameplay não acredito que valha o investimento aos jogadores casuais.

Nota: 7/10

Gostou da matéria? Então veja também:

Aproveite para nos acompanhar não apenas no Instagram e no Twitter como também no TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *