diablo 4 vessel of hatred
Games Reviews

Review | Diablo IV: Vessel of Hatred

Diablo IV: Vessel of Hatred é a primeira expansão do jogo Diablo IV que trás como principal conteúdo adicional uma nova classe e um novo mapa disponível para jogarmos.

Review | Diablo IV: Vessel of Hatred

Primeiramente, Vessel of Hatred é a primeira expansão de Diablo IV e foi criada muita expectativa em relação a essa expansão, principalmente para conteúdos endgame.

Nova classe: Natispíritos

Vessel of Hatred trás para nós uma nova classe com novas mecânicas, os Natispíritos (Spiritborns). Essa classe se destaca por habilidades corpo-a-corpo e é baseada em combinação de poderes de quatro guardiões espirituais. Ela também introduz novas armas, as glaives e quarterstaffs.

Novo mapa: Nahantu

Nahantu é a nova região disponível no game, é uma região muito rica para explorar, com novas dungeons, fortalezas e missões secundárias. Criaturas únicas habitam essa região e essa é uma região muito florestal, lembrando inclusive a floresta Amazônica. Os Natispíritos são os nativos do lugar.

Enredo de Diablo IV: Vessel of Hatred

Neyrelle consegue fugir com a Pedra da Alma. Ela foge para uma nova região chamada Nahantu para tentar destruir Mephisto de vez porém o demônio consegue, através da Pedra, controlar a mente de Neyrelle que entra em Nahantu “possuída” por Mephisto.

O enredo não é o ponto forte da expansão sendo usado apenas como plano de fundo para a introdução de um novo mapa, de uma nova classe e de novos itens.

Assita ao trailer live action de Diablo IV: Vessel of Hatred:

Gameplay de Diablo IV: Vessel of Hatred

Além da nova classe, que nos trás mecânicas de combate diferentes, também temos a inclusão de novos itens de ataque como as Glaives e novos equipamentos, porém isso não afeta muito durante a gameplay. Cada classe também ganhou um novo conjunto adicional de habilidades e poderes para modificar um pouco a gameplay de classes já mais conhecidas.

O nível Paragon aumentou para 300, dando uma nova escala de poder. Junto ao novo nível de Paragon o nível máximo do personagem também aumentou para 60.

Mercenários

Uma nova mecânica em Vessel of Hatred foi a inclusão do sistema de mercenários. Agora podemos recrutar mercenários que ficam andando conosco pelo mapa nos ajudando em missões de forma contínua, como se estivéssemos em missões em grupo!

Um dos grandes incentivos dessa expansão é para que joguemos em grupos. Por isso, o sistema de localizador de grupos e recursos comunitários foram melhorados.

Exploração

O grande foco da franquia Diablo é a exploração de dungeons e o farm de itens para aumentar o nível do seu personagem. A expansão traz novas dungeons e o limite de level aumentado, a exploração é o ponto chave para o jogador triunfar no game.

A nova dungeon cooperativa se chama Dark Citadel, e é um conteúdo feito em grupo, o que deixou alguns jogadores chateados. Aqui, os jogadores precisam coordenar habilidades para derrotar os chefes e garantir recompensas semanais, cada semana as recompensas mudam, o que desafia o jogador a voltar as dungeons semanalmente e ajuda a manter a vida útil do jogo por mais tempo.

Mapa de nahantu

O grande problema dessa dungeon é que o conteúdo rema contra a maré de outros jogos da própria Blizzard, como World of Warcraft, que a cada atualização trás mais conteúdos focados no single player e não no multiplayer. A obrigação em concluir a dungeon em grupo não foi uma proposta que agradou aos fãs.

Mas o preço da expansão compensa?

Vessel of Hatred chega ao Brasil custando R$180, para um conteúdo de 5 horas. A expansão sai apenas 1 ano após o lançamento do jogo base, logo com pouca inovação e pouco conteúdo adicional. Talvez o preço esteja um pouco salgado para um conteúdo tão curto, mas certamente o pouco que foi feito, foi bem feito.

A verdade é que Elden Ring: Shadow of the Erdtree elevou o nível das expansões, por um preço similar ao de Diablo IV: Vessel of Hatred o jogador tem facilmente de 20 a 30 horas de conteúdo novo. Então sempre esperamos a mesma qualidade nas expansões de uma desenvolvedora enorme como a Blizzard.

O que achamos de Diablo IV: Vessel of Hatred?

Por fim, Vessel of Hatred nos traz um conteúdo sólido porém curto. Em Diablo III tivemos 2 anos de duração até o lançamento da expansão Reaper Soul.

Vessel of Hatred tem muito potencial para ser grandioso. As novas mecânicas são 90% acertadas e trazem maior dinâmica e flexibilidade para os jogadores, entretanto Diablo é um jogo muito complexo e ele precisa de expansões tão complexas quanto ao game. Talvez se estivessem esperado 2 anos para o lançamento ao invés de 1, teriam mais acertos.

Nota: 8/10

Gostou da matéria? Então veja também:

Aproveite para nos acompanhar não apenas no Instagram e no Twitter como também no TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *