Games

PES 2020 x FIFA 20: A Batalha final!

Nos últimos meses, as maiores produtoras de futebol virtual do mundo iniciaram uma batalha que está chegando a seu fim, pelo menos para as edições de 2020. A Konami apostou no licenciamento de equipes porém a cada vez que ela anunciava a exclusividade de uma liga ou um clube, a EA Sports logo dava a resposta. Porém, aos poucos, a desenvolvedora do Pro Evolution Soccer (PES) foi avançando nessa área, principalmente na América do Sul, e a série FIFA foi ficando para trás. Acompanhe os capítulos da disputa.

Capítulo 1.

Em Julho, a Konami deu o primeiro golpe e anunciou que a Juventus, do craque Cristiano Ronaldo seria exclusiva do PES 2020. Com isso, o FIFA 20 não teria a Velha Senhora em modo algum, apenas os jogadores. Após um tempo, a EA anunciou que a Juve seria chamada Piemonte Calcio , um nome fictício, e teria uniformes genéricos baseados nas cores do clube. Minutos depois, o Liverpool divulgou que uma parceria de exclusividade com o FIFA.

Juventus será exclusiva do eFootball PES 2020 — Foto: Divulgação / Konami
Capítulo 2.

Em Agosto, durante a Game XP, foi confirmada a sequência da parceria entre Konami e CBF pelo Brasileirão e a surpreendente inclusão da Série B. Além da exclusividade de alguns clubes brasileiros como Flamengo, Corinthians, Vasco e São Paulo. Enquanto o FIFA 20 anunciava a Bundesliga exclusiva, o PES divulgava o acerto com Boca Juniors, River Plate, Serie A, o campeonato italiano, e até a Eurocopa.

Capítulo 3.

Ultimate Team x Master League

Apesar da aparente derrota na “guerra dos licenciamentos”, a EA ainda tinha ua grande carta na manga, desde 2009 o modo mais jogado do FIFA, o Ultimate Team (UT) tem sido responsável por grande parte do lucro do FIFA.

Em 2019, o Ultimate Team foi responsável por 28% do lucro da EA por conta dos FIFA Points, moeda virtual comprada com dinheiro real. No modo online, é possível criar o próprio clube, com o nome que quiser e usar diferentes uniformes, escudo e até estádio. Por isso, perder o kit da Juventus ou do River não significa muita coisa para a EA, apenas indica que o player do UT terá que jogar com as cores de qualquer outro clube que admira mas ainda podendo jogar com os jogadores que mais admira, como CR7.

Vinicius Junior é um dos embaixadores do FIFA 20 — Foto: Reprodução

Recém anunciado, o VOLTA Football é um novo modelo do FIFA Street e segue a mesma linha de pensamento do UT e afasta o jogador do apego às licenças dando liberdade para personalizar o boneco virtual como quiser. O modo terá até uma loja dentro do game com roupas e adereços para que cada um possa ter um e$tilo próprio.

O jogo será jogado em 17 cenários diferentes e um deles é uma favela no Rio de Janeiro.

Já no caso do PES, o trunfo da Konami é a notória e consagrada Master Liga, modo que permite ao gamer ser um manager de uma equipe real, disputar os torneios e contratar jogadores para o elenco. Por isso, a desenvolvedora aposta no extra-campo, nas licenças dos clubes, das ligas para atrair o fã de futebol que gostaria de treinar viver essa experiência. Muitos jogadores do PES comemoraram principalmente a atenção da Konami pelos clubes brasileiros, coisa que a EA nunca fez.

Capítulo Final

Portanto, essa briga tem interesses bem definidos. Enquanto a Konami investe no licenciamento de times e competições, dando grande ênfase ao mercado sul americano, buscando o jogador que joga for fun e tem mais interesse em uma disputa entre amigos jogando cada um com seu time do que com partidas “ranqueadas”. A EA aumenta ainda mais as ramificações de seus modos de jogo online se afirmando cada vez mais no cenário competitivo, levando o player a gastar mais dinheiro in game aumentando o faturamento da empresa. Resta ao consumidor decidir o que mais lhe agrada.

Os dois jogos serão lançados em Setembro. PES 2020 sai em 10 de setembro e estará disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC. Já FIFA 20 chegará em 27 de setembro com versões para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *