Os videogames foram o foco de muitos estudos na última década. Na maioria das vezes, esses estudos tendem a ser sobre a correlação entre videogame e violência entre os jovens. Enquanto alguns citam estudos antigos dizendo que os videogames podem levar a comportamentos agressivos, um novo estudo está dizendo o que muitos disseram há anos: não há correlação.
Embora alguns possam dizer que os videogames levaram ao aumento da violência em jovens, muitos estudos descobriram que esse não é o caso. De fato, alguns estudos até indicaram que jogar videogame pode ser benéfico para coisas como alívio do estresse (precisa de estudo para descobrir isso?).
Um novo estudo da Universidade Massey espera finalmente encerrar esse debate depois de uma revisão completa de 28 estudos anteriores sobre o assunto. Segundo o relatório, a correlação encontrada entre videogames e agressividade não é alta o suficiente para ser considerada um pequeno efeito. Com essas informações em mente, o estudo concluiu: “a pesquisa atual é incapaz de apoiar a hipótese de que os videogames violentos tenham um impacto preditivo significativo a longo prazo na agressão juvenil”.
Essa avaliação parece apoiar muitos estudos mais recentes lançados recentemente. Em 2019, um estudo sobre a correlação entre videogames e agressão em adolescentes realizada por Oxford encontrou resultados semelhantes.