Games

Análise | Monster Hunter World

Monster Hunter é uma franquia da Capcom muito conhecida na área dos gamers, principalmente no Oriente,  estando no mercado desde 2004 e já lançando mais de 15 jogos juntando todas as plataformas, o jogo é um sistema de Looting & Crafting que se mistura com ações Action RPG

Monster Hunter World (MHW) é uma tentativa da Capcom de popularizar o game para o Ocidente, uma vez que suas vendas eram concentradas apenas no Japão. Monster Hunter World trás uma série de adaptações tanto gráficas quanto mecânicas para tornar o jogo mais acessível e de mais fácil entendimento ao público. Uma mudança que deu certo diga-se de passagem, o jogo é o mais vendido da história da Capcom com mais de 16 milhões de cópias enquanto sua expansão Iceborn já vendeu mais de 6 milhões de cópias. Para se ter uma ideia do poder de vendas de Monster Hunter a série só fica atrás da série Resident Evil em números de venda dentro da empresa.

Enredo

Quem conhece a franquia sabe, história e enredo nunca foram o forte do game que foca no multiplayer co-op. Porém como citado acima, a empresa tentou fazer o jogo o mais pop possível sem perder as raízes, por isso é o primeiro jogo da franquia com falas nas cutscenes durante a história que usualmente eram contadas através de leituras.

A história é curta e nada cansativa, porém por ser o primeiro jogo da franquia com alguma importância na história, a Capcom fez questão que o player vivenciasse a história tornando impossível “pular a cutscene” obrigando o jogador a ver tudo. No meu ponto de vista é uma atitude negativa visto que cada jogador precisa ter a liberdade de escolha se quer ver ou não.

O enredo de MHW é simples, um Novo Mundo é descoberto e diversas frotas de pesquisadores e caçadores são enviados para desbravar as novas terras, você está a bordo de um desses navios. Ao chegar na ilha você é apresentado aos que já estão lá a mais tempo que lhe dizem que a terra precisa ser explorada e conta com sua ajuda, além disso, a nova terra é guardada por uma poderosa criatura denominada Dragão Ancião. Sabendo disso suas missões são voltadas para caçar e capturar criaturas e desbravar a flora e fauna local para coletar informações.

Gameplay

O jogo conta com uma campanha que gira em torno de 50 horas, porém essa campanha nada mais é do que um um grande tutorial imersivo que leva o jogador a entender como funciona toda a mecânica de MHW.

Como dito anteriormente, a essência do game é matar criaturas, coletar matéria prima, forjar equipamentos mais fortes e derrotar criaturas mais fortes. O jogo não conta com sistema de leveling ou árvore de habilidades, portanto a experiência e a mecânica do jogador são extremamente fundamentais aqui, exigindo horas de práticas para ter os melhores equipamentos e derrotar as criaturas mais fortes.

A campanha pode ser toda feita offline, porém não da para negar que o espírito do jogo é o co-op, você pode executar toda a campanha offline e também online, além de poder invocar um amigo para te ajudar a hora que você quiser, caso esteja apanhando para um monstro ou empacado em alguma missão.

A única coisa que o jogo lhe fornece de especialização é a escolha do estilo de luta. Seu estilo de luta pode ser escolhido ao escolher uma das 14 armas disponíveis no game, que variam entre ataques rápidos à ataques mais lentos porém mais fortes, ataques de longa distancia, média e curta distância, ou armas defensivas e ofensivas.

14 Armas:

Bow

Longo alcance, arco e flecha

Charge Blade

Uma Espada/Escudo/Machado. Dano massívo

Great Sword

Espada grande, pouca mobilidade e muita força

Long Sword

Espada longa, mobilidade e combos

Dual Blades

Duas espadas, ataques rápidos e seguidos

Sword & Shield

Espada e Escudo. Muito equilíbrio

Gunlance

Longo alcance. Uma lança que dispara projéteis pesados

Hammer

Martelão!

Switch Axe

Machado para longa distância e Espada para curta distancia, essa arma é os dois

Heavy Bowgun

Uma metralhadora de alto calibre

Light Bowgun

Metralhadora de alta cadência e muita mobilidade

Hunting Horn

Longo alcance, arma de suporte que fornece bônus para a equipe

Insect Glaive

Uma arma insectóide de alta mobilidade

Lance

Uma poderosa lança que ataca e defende mantendo uma certa distância

Monstros

Certamente é aqui que temos o maior destaque de MHW, o que falta de história e enredo sobra em criatividade na  criação de cada mostro, não só nos aspectos físicos como nos aspectos de movimentação, sociabilização e batalha.

Além de serem bem apresentados, a Capcom também se preocupou a realmente dar personalidade a cada um, com frequência vemos brigas territoriais e interação entre as criaturas, o que nos deixa mais imerso no universo do game.

Cada monstro de MHW é único, cada um possui uma gama específica de ataques, cada um se movimenta e se comporta de maneira diferente tornando cada batalha única. Além disso cada é de um “tipo” específico (tipo Pokémon) e também seus ataques podem aplicar efeitos específicos.

Existem 13 tipos de monstros são esses:

  • Serpassaro
  • Serpes brutas
  • Hidro Serpes
  • Leviathan
  • Serpes aladas
  • Carapaceos
  • Serpes de presa
  • Bestas de presa
  • Anfibios
  • Serpes cobra
  • Nopteron
  • Temnoceras
  • Dragões Ancioes

Cada Monstro pode ser de 5 tipos diferentes como:

  • Água
  • Fogo
  • Gelo
  • Elétrico
  • Dragão

E seus ataques podem aplicar efeitos de:

  • Veneno
  • Sono
  • Explosão
  • Paralisia
  • Atordoamento

Sabendo disso, o caçador deve utilizar armaduras resistentes a cada elemento e armas com ataque elemental para obter vantagem na caçada, tornando a estratégia para cada monstro diferente.

Combate

Como anteriormente falado, cada monstro age de uma forma e é resistente ou fraco a elementos diferentes, para aumentar ainda mais a experiência do jogador o jogo não se baseia apenas na luta contra o monstro, alguns fogem com vida baixa ou quando são confrontados, exigindo que o caçador realmente cace os monstros, seguindo pistas e montando armadilhas aumentando ainda mais a sensação de estratégia do jogo.

É verdade que o mesmo monstro não varia sua fuma uma segunda vez e que embora único, o padrão de ataque de cada monstro é limitado. O que pode tornar a experiência repetitiva em um power farm onde você precisa matar a criatura diversas vezes para dropar um item que você busque.

Por se tratar de um jogo Looting & Crafting é essencial que o player farme o máximo possível para poder construir equipamentos melhores e enfrentar monstros maiores. Portando digamos que o jogo começa realmente após a finalização da campanha, como dito acima não há outro meio de obter o farm necessário a não ser matando as criaturas repetidas vezes, o que é bom pois aumenta a experiência do jogador através da repetição e como já dito, é a única coisa que difere um player avançado de um iniciante, a experiência in game.

Mapa e Ecossistema

O mapa é o maior da franquia e uma das inovações do jogo está justamente nesse sentido.

O mapa é divido por áreas e cada área contém sua peculiaridade, nos jogos anteriores ao jogador passar de uma área para a outra existia uma tela de loading, em MHW essa tela não existe, tornando o mapa todo interligado e a transição de uma parte para a outra é tão suave que nem se nota.

O bioma do jogo é um caso a parte, são vales, montanhas, cavernas, desertos, corais e mais. Cada ecossistema é meticulosamente feito para que o jogador se sinta realmente imerso no local. Cada área tem seu ecossistema próprio assim como monstros próprio, revelando um ecossistema lindo e vivo.

Conclusão

Monster Hunter World entrega o que propõe, um jogo lindo e cheio de desafios. A mecânica mais rebuscada pode afastar alguns jogadores que estão acostumados a concluir um jogo só apertando quatro botões. Porém caso o jogador decida encarar as primeiras horas de campanha vai se encontrar em um ambiente completamente imersivo e viciante, que exige muita estratégia do jogador dando a possibilidade do jogador explorar tudo de maneira offline e online. O game não da nada de bandeja, deixa o jogador descobrir o caminho sozinho e muitas das vezes não há um caminho certo e um errado.

As batalhas contra os monstros são o ponto alto, online é mais divertido, porém não é essencial. Tenho certeza que as batalhas ficarão na memória do jogador para sempre pois o sistema como o jogo as aborda é único e jogador não precisa ser um pro player, ele pode apenas brincar de colecionar imagens mentais de monstros detalhadamente desenvolvidos e curtir biomas e paisagens densos e imersivos.

Nota: 9

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *