O Project Scarlett vem sendo revelado aos poucos pela Microsoft. Rumores e vazamentos já tentaram comparar o PS5 e o Scarlett. Independentemente das especificações técnicas, a Microsoft está posicionando seu console para ter pelo menos uma grande vantagem sobre a concorrência.
Em uma entrevista recente, Matt Booty, o chefe da Microsoft Game Studios, forneceu um pouco mais de informações sobre o Scarlett. Quando perguntado especificamente sobre a biblioteca de conteúdo do console, Booty revela que o sistema pode iniciar com a maior biblioteca de jogos de qualquer sistema Xbox, graças à sua compatibilidade com versões anteriores.
Quando um consumidor investe na marca Xbox, a Microsoft quer que ele saiba que está trazendo todo o conteúdo herdado também. Qualquer jogo executado no Xbox One continuará sendo executado no Project Scarlett sem exigir a inicialização de um sistema operacional diferente. Isso se estende a todos os jogos de primeira linha da Microsoft lançados antes do Projeto Scarlett, títulos como Grounded ou Bleeding Edge estarão prontamente disponíveis no primeiro dia para a próxima geração.
“Queremos – quando você investe no Xbox – saber que você está trazendo essa biblioteca de conteúdo herdada. É por isso que achamos que temos uma vantagem com o Scarlett, porque nosso objetivo é que qualquer jogo executado em um Xbox One seja executado no Scarlett. Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente; você está apenas rodando um jogo Xbox, certo? Portanto, esperamos que essa seja uma grande vantagem em termos de nossa biblioteca de conteúdo inicial.“
O Project Scarlett está programado para ser lançado em 2020.