Os Anéis do Poder é uma série prequel de Senhor dos Anéis (TLOR) escrita por J.R.R Tolkien, a série foca na história dos anéis mais famosos do universo nerd.
Todo mundo conhece TLOR, mas você conhece a história por trás dos Anéis?
Quatro Eras dividem a história de Tolkien
- Ascenção e queda do primeiro lorde das trevas Morgoth
- Ascenção de Sauron com a criação do Um Anel e de mais 19.
- Queda de Sauron e os acontecimentos de TLOR
- Reinado dos Humanos com Aragorn como rei
Os Anéis do Poder: A história de Sauron
Sauron era um seguidor e tenente do exército de Morgoth, o primeiro senhor do mal.
Os Valar derrotam Morgoth logo depois Sauron fugiu para se proteger e permaneceu escondido. Voltou um tempo depois disfarçado de Annatar.
Como Annatar, Sauron conseguiu retornar a Terra-Média e conquistar a amizade dos Elfos, especialmente de Celebrimbor, um grande artesão e um dos líderes élficos.
A história dos Anéis do Poder
Annatar conseguiu convencer Celebrimbor e forjou junto com o Elfo 16 Anéis, cada um com poderes especiais que os ajudariam a reconstruir a Terra Média devastada por batalhas anteriores.
Celebrimbor forjou mais 3 Anéis sozinho, escondido de Annatar, Anéis esses dados somente aos líderes dos Elfos
Sauron tinha em mente desde o começo utilizar os Anéis para dominar todos os outros portanto ele forjou Um anel escondido, um anel muito mais forte que os outros, um anel que controlaria os outros 16.
Sauron invadiu a terra dos Elfos, Eregion, e roubou os Anéis forjados por eles (sem saber da existência dos 3 Anéis criados por Celebrimbor). O Lorde das trevas então dividiu os 16 Anéis, dando 7 Anéis para os Anões e 9 Anéis para os Humanos.
Os Nove
Os humanos receberam 9 Anéis de “presente”. Sauron deu, para cada líder dos humanos na época, um anel e esses anéis tinham como objetivo aumentar a longevidade e tornar quem o usa invisível.
Lembrando da ideia principal de Sauron que queria dominar todos os que possuíam os Anéis, os humanos foram os mais fáceis de se corromper perante ao Anel, os humanos rapidamente viraram Espectros do Anel mais conhecidos como Nazgul, os mais fiéis servos de Sauron
Os Sete
Sauron deu 7 Anéis para os anões, haviam 7 Casas das famílias doa Anões e eel deu um anel para cada Casa de Anões.
Os Anéis dos anões serviam para dar riqueza a eles, os anéis aumentavam muito sua ganância e sua ira, devido ao enorme acumulo de tesouro, os anões atraíram Dragões para suas cavernas, o que os levou a destruição.
Os dragões destruíram 4 dos 7 Anéis dados aos anões, juntamente com seus portadores
Sauron não conseguia dominar a mente dos Anões por eles serem fortes e resilientes portanto Sauron retornou a Mória e pegou os 3 Anéis que sobraram.
Sauron oferece novamente os 3 Anéis aos Anões em troca de lealdade, os anões negaram a proposta.
Tolkien não descreve muito os Sete em sua obra
Os Três
Os 3 anéis feitos por Celebrimbor nunca foram tocados por Sauron portanto eles eram livres de manipulação.
Os Três são únicos e cada um tem um nome, eles são conhecidos como: Narya, Nenya e Villya
Narya o Anel do Fogo que tinha um Rubi, inicialmente esse anel pertencia a Gil-galad que depois entregou o anel para Cíndra antes de morrer, Cíndra posteriormente passou o Anel para Gandalf que cuidou dele durante os eventos de TLOR. Cíndra utilizada do anel para governar uma das três terras élficas os Portos Cinzentos.
Nenya era o Anel da Água ou Anel Adamantino, feito de Mithril e ornado de pedras brancas o Anel pertenceu apenas a um único dono, Galadriel que o usou para governar uma das três terras dos elfos, Lothlorién.
Villya é o Anel do Ar também tido como o mais poderoso, esse anel foi dado a Gil-galad por Celebrimbor mas posteriormente Gil-galad entregou o Anel para Elrond antes de morrer que usou o anel para governar a base dos elfos na Terra Média, Valfenda.
O Um
O Um é o protagonista da trilogia TLOR, como dito anteriormente o plano de Sauron era dominar as outras raças então ele forjou o Um Anel que dominaria todos os outros que ele criou
O anel tem as escritas em élfico:
Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul,
ash nazg thrakatulûk, agh burzum-ishi krimpatul.
Em português:
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer, e na escuridão aprisioná-los.
Quando Sauron tinha o Anel em sua posse ele tinha grandes poderes sendo assim conseguiu dobrar toda a Terra-Média ao seu gosto.
O Anel era de grande lealdade ao seu criador, todos que o usaram experimentavam grandes poderes como barganha, longevidade, invisibilidade etc. entretanto o Anel sempre objetivava quem o usava, buscando sempre voltar para Sauron.
O final dos Anéis
No primeiro TLOR o Um Anel foi arrancado de Sauron junto com seu dedo por Isildur entretanto Isildur ao invés de destruir o Anel resolve ficar com ele.
Anos depois, Orcs atacam Isildur e ele tenta escapar pelo rio entretanto o anel se perde na correnteza
Isildur morre pelo ataque dos Orcs e o Anel fica perdido, adormecido por mais de 2 mil anos.
Smeagol acha o Anel, Bilbo Bolseiro rouba o Anel de Smeagol que o passa para Frodo Bolseiro ao final da vida. Frodo então, destrói o Anel nas Montanhas da Perdição.
Por fim quando o Anel principal é destruído todos os outros perdem sua força, principalmente os Nove e os Sete.
Os Nove e os quatro que sobraram dos anões estão adormecidos sem poder em Barad-dûr, os Três dos Elfos são guardados em Valinor
Toda essa história é muito rica em detalhes por isso caso queira se aprofundar mais aconselho que procure mais sobre ela, nesse artigo ela foi amplamente reduzida e simplificada para o seu entendimento geral sobre Os Anéis do Poder.
Gostou da matéria?
Então veja também:
- Os Anéis do Poder é a série mais cara da história
- Morte de ator que faz Bilbo Bolseiro choca fãs
- Jhonnie Walker lança dois Whiskys em comemoração a Game of Thrones
Aproveite para nos acompanhar não só aqui como também no Instagram e no Twitter
2 Comments