Resident Evil Village é o novo capítulo da aclamada franquia Resident Evil, desenvolvida pela Capcom e lançado para antiga e nova geração, Resident Evil consiste em um jogo survival horror em primeira pessoa onde jogamos com Ethan em sua saga contra zumbis e armas biológicas, com muita ação e tiro pro alto, o jogo é conhecido por colocar o jogador sempre sobre pressão o forçando a pensar rápido, seja para fugir ou confrontar o inimigo.
História
Antes de mais nada é importante colocar que Resident Evil Village é uma sequência de Resident Evil 7, jogar o jogo anterior da franquia é obrigatório para que o jogador consiga entender a história em sua totalidade e pescar as diversas referências no game, porém quem não teve acesso ao jogo anterior da franquia conseguirá entender a história proposta no jogo viajando em algumas partes e em algumas cutscenes.
A história sem spoiler é simples, Ethan vive um casamento com uma filha até que certa noite sua esposa é assassinada por uma organização e ele junto com sua filha, Rose, são raptados por essa organização. Durante o percurso dessa organização levando o corpo de Ethan e Rose até o quartel general, o veículo em que eles estavam sofrem um ataque e capota, Ethan acorda e é o único no local, ele se encontra em uma vila de clima gélido a princípio abandonada.
Na vila Ethan encontra um cidadão apavorado dentro de uma casa se protegendo de alguma coisa, mais tarde Ethan tem seu primeiro contato com os zumbis que atacam a casa e matam o homem, mais tarde Ethan encontra uma velha feiticeira que fala que conhece sua filha Rose e que ela corre perigo, ela também fala que a mão Miranda está com ela e ele precisa correr. A partir dai começa a corrida contra o tempo de Ethan para descobrir mais sobre os mistérios do vilarejo, da mãe Miranda e para resgatar sua filha.
Uma história muito bem amarrada que continua o que o RE7 contou e da um desfecho as lacunas deixadas no 7 com direito a um plot twist incrível no final. Porém o jogador deve ficar atento, muitas das histórias de Resident Evil são contadas através de anotações, livros e cadernos que achamos ao caminho, pular a leitura e confiar somente nas cutscenes e diálogos vai deixar seu entendimento muito fragmentado
Chefes
Durante o trajeto de Ethan para resgatar Rose ele precisa chegar na mãe Miranda, porém antes de chegar até ela ele precisa confrontar os 4 “filhos” de Miranda, cada chefe contém em sua posse um parte de Rose e ao juntar as 4 partes Ethan consegue ter acesso a Miranda. Cada chefe vive em um canto da vila, em uma casa própria, são eles:
- Casa Dimitrescu – regida por Alcina Dimitrescu.
- Casa Heisenberg – regida por Karl Heisenberg.
- Casa Moreau – regida por Salvatore Moreau.
- Casa Beneviento – regida por Donna Beneviento.
Cada casa é bem característica e imersiva, Dimitrescu tem uma mansão, na casa de Donna Ethan vive um verdadeiro terror psicológico, Moreau domina um pantâno e a fábrica de Heisenberg é um labirinto interminável. Todas essas casas tem puzzles característicos da franquia, porém nada complicados, e acessos secretos que não interferem na lore no jogo mas é um a mais interessante para quem busca a platina do game.
Gameplay
A gameplay de Resident Evil é bem característica, ela é bem simples de se dominar, Ethan manuseia uma arma, atira, recarrega, troca de arma, joga bombas e planta minas, Ethan também pode alternar em andar e correr sem limite de stamina , ele não pode pular ou abaixar livremente, somente quando o game pede que ele faça isso, o que deixa a gameplay bem limitada e o jogo bem linear, em determinados pontos da gameplay a fase nos obriga a dar pulos longos porém durante a maior parte da gameplay não conseguimos passar por um tronco que obstruiu a estrada.
Lembrando que esse tipo de gameplay mais “travada” é proposital da franquia, pois deixa as perseguições e fugas sempre bem emocionante, você não consegue despistar um zumbi ou um mini boss tão facilmente o que deixa o clima de survival horror mais acentuado.
Cenário e imersão
Os cenários de Resident Evil Village são de tirar o chapéu, tanto a vila quanto as casas dos bosses são muito bem detalhadas, é bem comum uma pausa na gameplay para observar o que está acontecendo ao redor e as belezas do cenário, infelizmente por se tratar de um jogo linear, 90% do cenário não é acessível e nem responde às suas ações, é comum ver copos e vidros a prova de bala por exemplo.
Por se apegar nos detalhes dos cenários o game é extremamente imersivo, joga-lo de noite com as luzes apagadas não é lá muito recomendado, o jogador consegue sentir o clima pesado na vila onde os moradores foram dizimados pelas criaturas por diversas vezes o jogo brinca com o sentido do jogador, respirações de criaturas e passos são ouvidos e nem sempre as criaturas são reveladas, temos que estar sempre alertas.
Conclusão
Resident Evil Village é uma continuação primorosa da franquia que fecha com chave de ouro o seu antecessor e ainda deixa ganchos para próximas tramas, é um título obrigatório para os fãs da franquia.
Village, assim como o 7, foge um pouco do jogo de ação proposto pelos últimos Residents e resgata um pouco do que o jogo era no passado, com mais terror psicológico e sustos do que tiroteios, particularmente me agrada mais.
A dublagem do jogo é uma obra a parte, foi o primeiro Resident dublado em PT-BR e está sensacioal, dubladores renomados dão muita imersão à trama, certamente é um dos pontos que mais acertaram no jogo.
Contudo, a gameplay do jogo pode ser irritante para pessoas que não estão acostumados com a franquia, a limitação de movimento pode ser algo a se queixar, porém como disse acima é a marca da franquia. O jogo também é bastante linear e não apresenta muitas dificuldades, os puzzles são intuitivos e as batalhas com os bosses são decepcionantemente fáceis, até mesmo no modo mais difícil não apresenta grandes desafios. Infelizmente a gameplay não acompanha a história fantástica do jogo.
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